Amigos

LUXEMBURGO

LUXEMBURGO
Parceiros

terça-feira, 17 de julho de 2012

Nós futuros advogados: devemos mudar certos conceitos, partindo de nós mesmos.

Por: Susana Toledo


Tamiris e um cartão postal chamado Dublin

Tamiris Cristine Torloni, solteira, 22 anos, natural de Belo Horizonte, No 6° período, de direito, feitos na PUC, e em Ouro Preto, que trancou pra fazer o intercâmbio. É mais uma brasileira fazendo intercambio. Menciona com carinho da irmã mais velha Tamara e o irmão Tarik,que é casado, tem uma filha, e a oito anos mora em Dublin, onde trabalha para o exército, que a recebe em sua casa em Dublin. No início da entrevista, Tamiris já nos informa em tom de brincadeira “Desde já deixo claro que não sou parente da Cristiane Torloni, a atriz, sempre me perguntam isso( risos)”. Mas a descontração da mineira para por ai, quando começa a falar de sua paixão o direito.
Decidi ainda criança, por conhecer muita gente do meio jurídico, acho que isso me influenciou. Afirma categórica.
Interessada pelo Direito Internacional, o que a levou á correr atrás do intercâmbio. Com a globalização as relações entre o Brasil e os blocos comerciais , o Mercosul, criou-se a necessidade da presença de advogados com conhecimentos para proteger os interesses brasileiros em todas essas relações. A futura advogada confessa, que o direito ambiental também a atrai. Quando questionada sobre como se sente diante do julgamento que algumas pessoas fazem sobre a idoneidade dos advogados, Tamaris é direta.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Alguns advogados são mal vistos por muitos motivos, como a corrupção, o fato de alguns advogados defenderem bandidos muitas vezes descaradamente, visando lucro. Mas isso não é exclusividade dos advogados, em todas as profissões á o lado bom e ruim. depois de formados, há espaço para justiça na agenda dos advogados aquele que não abandonar os bons princípios, é claro que é possível não sucumbir a facilidade da corrupção. é um choque a transição da vida de estudante para a vida de profissional ingressando no mercado de trabalho. É preciso manter o foco. Ética é Essencial. Tão necessária quanto o caráter. No momento em que um profissional fere a ética, ele deixa de ser um profissional 100% bom. Ela é diferente da moral, pois não estabelece nenhuma regra. É a reflexão e consciência de cada um.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sobre as matérias do curso, a jovem confessa que é a profissão que escolheu, e tudo será necessário no futuro. É muita leitura, muita concentração, que segundo ela, ás vezes chateia, e elege Filosofia Jurídica, e Metodologia como capazes de enlouquecem qualquer um! Mas a gente tem que aprender á gostar, garante.
Família :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para falar dos que estão longe a universitária se emociona e lembra que a família a Apoia muito, ainda que mamãe lhe pergunte ás vezes se ainda tem a mesma vontade infantil de ser atriz ou modelo, e seu irmão diga que nasceu pra ser vendedora. Todos acreditam no seu potencial e a apoiam a cada escolha. Confirma a intercambista, rindo da lembrança do irmão.
O que falta na justiça brasileira::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Segundo Tamires, falta mais rigidez, menos preocupação com lucros e mais cuidado em realmente fazer justiça. Levando essa questão para um ponto de vista mais sensível, falta as pessoas pensarem menos no próprio bem estar e mais em fazer o que é correto.
Profissionais manipuladores::::::::::::::::::::
A respeito dos médicos, jornalistas, publicitários e advogados, serem classificados muitas vezes como profissionais manipuladores, Tamires opina sobre esse rótulo.
As pessoas julgam principalmente os profissionais, da saúde, publicidade e justiça são coisas que podem ser perigosas se indevidamente aplicadas. Exigem seriedade. As pessoas generalizam muito. Por exemplo, muita gente fala que a política Brasileira é um lixo. Existem sim políticos abomináveis, mas nem todos são assim. É a questão da ética, profissional, isso está em todas as áreas de formação. Na minha opinião, a única coisa realmente manipuladora é a mídia.
Ao comentar sobre a diferença entre a justiça paga e gratuita, a conterrânea de Tiradentes é categórica. Infelizmente as coisas funcionam na base do capitalismo, e mesmo que se tente disfarçar, quem tem dinheiro tem vantagens. Se ve isso o tempo todo. Alguns advogados, sabendo que não é garantia o pagamento, não se empenha o suficiente. Afirma.


Tamiris
Vestida para abalar na balada

Direito e balada combina::::::::::::::::::::::::::::::::::
Vivemos num mundo que somos julgados por tudo, garante a jovem, então, certamente as pessoas pensariam: nossa, ela vai em festas, ela bebe, e ainda quer ser advogada! Termos vida social não significa que não possamos fazer um bom trabalho. Mas alguns excessos podem ser evitados, mesmo na diversão, ainda é necessário uma boa conduta. Pontua.
Impunidade :::::::::::::::::::::::::::::::::
Com preocupação a jovem mineira lamenta. Muitos escândalos envolvendo sempre os mesmo personagens e nada é feito. Mas que segundo ela, não vem só do meio jurídico. Um simples avançar o sinal e se achar o máximo por não levar multa, uma sonegação de impostos, e as pessoas pensam: "foi só uma pequena besteira, não acontece nada mesmo.” Devemos mudar certos conceitos, partindo de nós mesmos. Uma sociedade que seja mal educada, também tem um governo mal educado. Por isso é necessário mudar, cada um fazendo a sua parte. Se as boas maneiras forem deixadas de lado, seremos pra sempre um país de impunidade.

Tamiris e seu recanto preferido em Dublin
O que uma jovem estudante de direito como você, diria para outros jovens que pretendem seguir carreira na advocacia.
Diria pra não se iludirem, pensando que é fácil. Pois não é. Tem que gostar, tem que se esforçar. Não adianta simplesmente falar "vou ser advogado". Se não tiver boa vontade, se não tiver vocação, ou não aprender á ter, não adianta. E digo mais: que procurem sempre ter o senso de justiça. Dinheiro é bom, mas pra ser um bom advogado, ele tem que ficar em segundo plano. Primeiro, vem o compromisso com a profissão que escolher. Enfatiza Tamiris
INSPIRADORES E LIVROS:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para se inspirar Tamiris garante, ter lido sobre inúmeros profissionais de sucesso. Leu sobre filósofos. Aconselhou-se com o padrinho, que também é advogado. Mas Prefere não se espelhar em ninguém, quer sempre ser a melhor, pra obtermos bons resultados. livros aconselha meus amigos á lerem o Ágape. interessa em ler qualquer coisa que ensine á se desprender dos valores materiais. Tem por hobby ler livros de auto-ajuda. É uma fã apaixonadíssima, de Paulo Coelho. Cre que Devemos ler tudo aquilo que pode nos tornar pessoas melhores.
Intercambio: estudante é tudo igual:::::::::::::::::::
Na verdade não vi muita diferença. Além do idioma, o espírito de estudante é o mesmo. Todos cheios de sonhos, esperança de uma carreira de sucesso, os medos de falhar, o compromisso para com a família...se cobra a estudante.
Emoções e gafes :::::::::::::::::::::::::::::::::::
Tamiris afirma ter chorado quando viu o primeiro relance da paisagem irlandesa. É a primeira vez que sai do Brasil, nunca tinha colocado meu inglês realmente á prova. Confessa que se embaraçou (demais da conta), as pessoas riam dela, enquanto confundia se com os "falsos cognatos"! agora adaptada, e quando as pessoas riem, ela tem jogo de cintura, e segue os conselhos do irmão que me diz:” sempre, mantenha o "glamour" pra não perder o respeito”.

Quando responde sobre qual lei faria para o brasil se pudesse elabora-las. Tamiris é dura. O Brasil deveria ser um país mais rígido com as leis, em relação á impunidade, e ter uma mídia menos manipuladora, que ao invés de favorecer partidos políticos, mostre os dois lados da moeda. Leis que sugiram mudanças nessas áreas me agradam bastante.

Lazer :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Adoro ler livros de ficção, revista de fofocas (risos), assistir á um bom seriado, mas não dispenso uma boa festinha! Estudar cansa sim, não é mamata como muitos acham que é. Garante nossa entrevistada Tamiris Cristine Torloni, estudante de direito fazendo intercambio em Dublin, na Irlanda, que encerra esta entrevista de forma pouco mineira e bastante otimista
“Não desistam dos seus sonhos. Não desistam do nosso país. Em meio á tanta injustiça, as coisas ainda podem ser mudadas, nós somos jovens, com futuros brilhantes, e podemos melhorar tudo isso”.

+Info sobre Dublin – Irlanda.
O nome Dublin é, provavelmente, de origem anglo-irlandesa para 'Dubh Linn ", composto das palavras irlandês Dubh = Preto (cor) e linn = piscina ou piscina (o "alargamento negro" ou poço negro sobre o rio Liffey)
http://www.visitdublin.com/
http://www.globomidia.com.br/viagem/dublin

Um comentário: