Amigos

LUXEMBURGO

LUXEMBURGO
Parceiros

terça-feira, 17 de julho de 2012

Organização de Eventos - Não há lugar para amadores


Por/Susana Toledo


Edmar Antonio de Paula ao lado da colega de trabalho Cristiane Oliveira e o camarim que produziram

Quando falamos em eventos, sempre se pensa no palco, no artista ou no palestrante, enfim, no auge. Mas antes que um evento aconteça várias etapas são percorridas e muitos profissionais estão envolvidos para que tudo de certo. Vamos tomar hoje de exemplo o nosso entrevistado Edmar Antonio de Paula, gestor de eventos, 33 anos, natural de São Paulo mas que há 3 anos divide residência entre Joinville/SC e Patrocínio/MG. Ed Como é conhecido, como todo profissional de hoje faz de tudo um pouco para melhor gerir sua atuação, mas seu forte é cuidar do bem estar da atração do evento, o camarim. Essa entrevista servirá de exemplo para os profissionais da área e uma chance dos fãs matar a curiosidade sobre seus ídolos, já que Edmar trabalha diretamente com com palestrantes como o apresentador Milton Neves, e artistas como: João Bosco e Vinícius, Luan Santana, e o cantor brasileiro mais badalado no exterior Michel Teló.



******************************* Susana - Edmar porque gestão de eventos e não outra profissão. ***************** Edmar – Eventos sempre esteve no sangue, quando pequeno, organizava torneios de Futebol na Rua mesmo, sempre que tinha festinhas com os amigos gostava de tomar conta de tudo, lista de compras, enfeites, detalhes que quase nunca ninguém presta atenção, coisas que ninguém da valor, mais e muito importante em todos os eventos, são coisas que da o charme ao espetáculo, quando vi o curso sendo anunciado não pensei duas vez, fui correndo me matricular, sou formado na primeira turma da América Latina em Eventos.



********************************Susana -Ed, vem diversificando sua carreira, na área literária, como revisor do livro Canteiros de Susana de minha autoria, em breve pensa em publicar uma espécie de manual sobre sua profissão. Tem atuado como DJ, e também investe no visual, a pouco tempo fez uma cirurgia de redução de estômago. O motivo Ed afirma, ser por estar sempre perto de gente bonita, tem que fazer parte do cenário, e que elegância e educação tem que fazer parte do uniforme de quem trabalha na área de eventos, e continua.


**************************************** Edmar- O curso de eventos um curso muito completo, os profissionais formado nesta área que são poucos hoje em dia tem uma grade muito intensa Atividades Complementares; Captação e Marketing em Eventos; Cerimonial e Protocolo; Criatividade em Eventos; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho; Gestão Financeira em Eventos; Hospitalidade em Eventos primeiros socorros; Lazer e Entretenimento; Legislação Aplicada a Eventos; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão; Logística em Eventos; Meios e Tecnologias em Comunicação; Organização e Planejamento de Eventos; Patrimônio Cultural e Histórico Brasileiro; Planejamento de Empreendimentos em Eventos; Processos Gerenciais e Negociação; Projeto Multidisciplinar de Auto aprendizagem; Qualidade em Eventos; Responsabilidade Social e Meio Ambiente; Acampamento e Acantonamento; Segurança em Eventos; Turismo de Eventos; Marketing


****************************************Susana - E na prática, quais são as matérias que mais usa um gestor de eventos.

*************************************** Edmar - Ao sair do curso o que usamos na prática é sem duvidas a Relações Interpessoal, comunicação, é o principio de cada evento, você tem que saber como falar com os patrocinadores, produtores, artistas, o Marketing e fundamental também. Tivemos duas matérias interessantes que as uso com mais frequência, a psicologia as adiversidades aparecem, precisamos manter a calma, e sobre tudo acalmar aos outros também, erros podem ocorrer mesmo que você não tenha culpa, aprendi também que todo gestor de eventos tem que ter um plano B, uma alternativa, tem sempre que pensar no que pode da errado, e nunca contar apenas com o sucesso. Outra matéria importante, foi como nos vestir para determinadas ocasiões, tivemos um modulo exclusivo para isso.

Edmar ao lado do cantor Michel Teló

SusanaCom quais os artistas você já trabalhou, quais os mais simpáticos e os mais chatos.************************* Edmar – Nestes cinco anos de formação estive com muitos Artistas: Daniel, Jorge e Mateus, Jota Quest, Chico Rey e Paraná, João Bosco e Vinício, Zé Henrrique e Gabriel, Michel Telo, Fred e Gustavo, Bruninho e David, Fernando e Sorocaba, Latino, Evandro Cordeiro, Larissa Brenda, Gino e Geno, MC Fyle, João Carreiro e Capataz, Grupo Rhaas, MC Perlla, Luan Santana, Inimigos do HP, Cristiano Araujo, Gustavo Lima, entre outros, elogios todos querem receber, criticas poucos, eticamente não citarei alguns artistas um pouco mal educado, talvez nem tanto pelo artista, mais com algumas das produções, Alguns artistas me surpreenderam por sua simpatia como Daniel, Marcos e Belutti, Jorge e Mateus, João Bosco e Vinicius, recentemente João Carreiro e Capataz, e sem duvidas alguma o que me surpreendeu mais por sua simpatia e simplicidade Michel Teló, que tive a oportunidade de esta com ele por mais de 5 vez no ultimo ano, e apesar do sucesso nem o cantor e sua produção, que tenho que tirar o chapéu não mudam suas atitude.



************************ Susana – Trabalhando em eventos, muitas vezes não pode assistir aos show que ajudou a preparar, você tem tempo de dar uma espiadinha. ************************** Edmar – Quanto estou montando um camarim por exemplo, o trabalho começa um dias antes do evento, tem que arruma o camarim, colocar mesa, cadeira, espelho, decorar o básico, no dia do evento eu procuro passar no local do evento por volta das 14 horas, isto quando o evento e durante a noite, nesta passado eu vejo se alguma coisa foi alterada, procuro ver o que falta para complementar as coisas, e retorno as 18 horas. Já com os pratos da noite apenas frios, os salgados vem mais tarde, neste momento e quando coloco as bebidas para gelar arrumar a mesa, as 19:30 os salgados chegam, e deixo o camarim a disposição da produção as 20:00 horas em diante, o show e o momento mágico, sempre da tempo para dar uma espiadinha de traz do palco, normalmente os camarins fica encima do palco, quando o evento e em palco montado. Porem, quem trabalha em montagens de camarim em hipótese alguma pode abandonar a área dos camarins, pois ficam bolsas coisas pessoas da banda, artistas. A segurança e seriedade e fundamental.



************************************ Susana – Qual foi a maior saia justa, que você passou durante um evento, que você ajudou a organizar.************************************** Edmar –(Risos), a maior sem duvidas foi a primeira, estávamos na faculdade ainda era como se fosse um TCC, ( Trabalho de conclusão de Curso ) era uma palestra com o apresentador e comentarista Milton Neves, numa sexta feira, estávamos com tudo planejado a meses, tudo prontinho, equipe toda dividida, o Milton ainda estava na Record, saia do ar as 13:00 horas, então providenciamos as passagens dele para as 14:00 horas, neste dia caiu um temporal em SP, ele ia para Joinville, e nisso o aeroporto de São Paulo ficou fechado para decolagens, o atraso foi de 4 horas, ele saiu de SP era 18:00 horas, neste momento nos informaram que o voo não viria para Joinville SC, e sim Curitiba PR cidade cerca de 120 km, tomamos a iniciativa de ir buscá-lo, chegamos no em Curitiba as 19:30 horário que seria inicio da palestra, demoramos 3 horas para chegar em Joinville devido a chuvas, a palestra começou as 23:30 e não tinha nem um terço do público que tinha as 19:30, isto não foi só, para complementar, no dia seguinte quando ele voltaria para SP não tinha teto em Joinville.





***************************************Susana – Qual foi a exigência mais descabida que um artista já vez para o seu camarim.

***************************************Edmar – Quase todos os artistas seguem o mesmo critério, as listas de camarim são bem parecidas, mais a exigência pior foi recentemente com a equipe do Inimigos do HP, eles exigiram pizza, e queriam pratos de vidros, até ai normal, mais não constava na lista, pedimos numa pizzaria as pressas, eles queriam que o moto boy deixasse a caixa térmica de trabalho, foram embora não comeram nenhuma das sete pizzas que pediram e os pratos nem usaram. Teve um cantor também véspera do dia dos Pais, queria levar o matéria de apoio que usamos, cesta que colocamos frutas, tive que explicar que e nossa material de trabalho.



****************************** Susana – Você acredita que falta mais profissionalismo e profissionais na área de entretenimento, os eventos é ainda feito por leigos, com muitas indicações de políticos, e amigos e poucos com formação acadêmica para isso.*************************************** Edmar – Há cinco anos mando direto projeto para os Deputados e Vereadores pedindo mudanças nas leis, eu fico indignado quando vejo tragédias em eventos por negligencias, fiquei abismado ao saber de um show num estacionamento de Mercado com em SP com os Rebeldes ( Originais ) sem alvarás e seguranças com sete mortos. Falta fiscalização em eventos, muito deles não tem alvarás, não tem seguranças, viajo muito em eventos, para muitos eu tiro o chapéu, agora para alguns, e uma vergonha, o pior e quem faz estes eventos são amigos ou parentes de pessoas ligadas ao evento, falta profissionais formados, faculdades tem e muitas, mas é ofensivo quando somos substituídos por alguém não profissional da área, só por que conhece alguém influente.



**************************************** SusanaNesses cinco anos de trabalho voltados para o entretenimento, você se tornou fã de algum palestrante ou artista, do qual você iria ver novamente mesmo que não estivesse trabalhando.******************************** Edmar – Sem duvidas, muitos artistas acabam se tornando amigos, sempre que vou a São Paulo por exemplo vou ao programa do Milton Neves ( agora na Band ). Sempre que posso também, vou a show do Michel Teló, que sempre me recebe no camarim antes de cada espetáculo, são pessoas simples que nos cativa.



******************************** Susana – Como é lidar com as vaidades que envolve um espetáculo, onde as vezes a produção quer ser mais destaque que o próprio artisata.*********************** Edmar – Eu não sou vaidoso, quero sempre sair do evento como um arbitro de futebol sempre deve sair, sem chamar a atenção. Gosto de respeito onde estou trabalhando, procuro sempre respeitar a todos, desde porteiro, segurança, fãs um pouco mais exaltados, as produções, e artistas, assim não tem erro.

************************************** Susana – Quais livros você já leu que o ajudou na execução de seu trabalho. Lidar com o público, e conviver com artistas te fez compor alguma música, a escrever algum livro, enfim, qual o lado bom e ruim de lidar com a fama, embora ela não seja a sua fama.***************************************** Edmar – Durante a faculdade li muito sobre Marketing, e uma coleção de livros que o meu pai tinha, chamava se “Como agir com o ser humano”, eu antes de trabalhar com shows, trabalhei por quatro anos, como recepcionista de uma casa noturna no litoral de Santa Catarina, então tinha uma boa percepção de como trabalhar com as pessoas, como me dar com elas, eu escrevi sim uma musica, apenas por um momento que estava passando apenas para relaxar, o lado bom desta fama e poder esta ajudando pessoas a realizar sonhos de esta perto dos seus ídolos procuro ajudar muito as fã de verdade que gostam dos cantores, muitas vez recebemos pulseiras de camarim, não gosto muito de dar pulseiras para aquelas meninas que ficam se oferecendo em porta de camarim acho isto ridículo, muitos cantores também pedem para não deixar meninas assim entrar, estraga a imagens deles, outros já preferem que estas entrem. O lado ruim e que nem sempre podemos atender a todos, como já tive estes sonho sei como e, tem horas que temos que ser chatos, não da para atender a todos, em todos os momentos, procuro ser o mais justo possível e nunca expor o artista que esta trabalhando.



********************************* Susana – Ed, esse espaço é seu para concluir. *************************
*************************************** Edmar - Gostaria de agradecer a você Susana, a oportunidade de poder falar um pouco sobre este mundo de Eventos, muitas pessoas não sabem, mais eventos não e feito assim de um dia para o outro, para a realização de um evento são mêses de planejamento, e um número até surpreende de pessoas que participam, eu mesmo tenho algumas pessoas que me ajudam. Espero ter contribuído para que os envolvidos em eventos, que ainda não tenha se profissionalizado, procurem um curso específico, lembrando que em 2014, teremos a Copa do Mundo no Brasil, e vamos precisar de profissionais preparados para fazer bonito.

Contato de Edmar: https://www.facebook.com/Edmareventos

Maria Eliezita de Paula - mãe de Edmar, que o insentiva, e ajuda na produção dos camarins

Um comentário: